5 lições aprendidas em cursos online


Finalmente, após 2 longas primaveras eu terminei meu MBA com especialização em Marketing! Agora posso falar cheia de orgulho que sou uma pós graduada pela Fundação Getúlio Vargas.

Mas o grande triunfo não foi só por finalizar o curso, foi a primeira vez que fiz um Curso Online tão longo.

Diferentemente do curso presencial, os cursos online exigem que você desenvolva algumas habilidades das quais não está muito acostumado, melhor dizendo: você não está nada acostumado.

5 lições aprendidas em cursos online:

MANTER O ENTUSIASMO

Quando vamos para a faculdade/escola é mais fácil manter o foco e o propósito, os amigos te animam, um professor ou outro que vale a pena ouvir a aula sempre é um estímulo para continuar o curso. No curso online você depende de você e praticamente só você para continuar envolvido com o curso, claro que um email aqui outro ali de colegas e professores também ajudam, mas o desafio maior é ser auto-motivado!

APRENDER A APRENDER

O nosso método de aprendizado é passivo, as crianças aprendem sentadas em uma cadeira e assistem a um monólogo de umas 5 horas por dia. Quando você é desafiado a pegar um conteúdo e estudar por conta, geralmente descobre que não sabe nem por onde começar…foi o meu caso.

No começo eu li as aulas todas, para no final não ter entendido lhufas. Depois comecei a seguir o raciocínio dos fóruns de discussão que tinham perguntas sobre o conteúdo dia sim dia não para serem respondidas. Além de garantir que os alunos estavam se dedicando nos estudos, também foi uma forma de aprendizado interessante, afinal não me perdia em um monte de informações, a cada dia ia me aprofundando em um assunto.

DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO

Acho que é o conceito mais óbvio, com todos que comentei que fiz uma pós online a resposta era:

– Puxa, parabéns! eu não conseguiria, não tenho disciplina.

Sim, claro que disciplina e organização são importantes para o curso, mas não precisa ser nível de monges Shaolin. Ouvi algumas dicas boas para manter a disciplina durante o curso, como por exemplo: o site da aula deve ser igual o Facebook, mesmo que você não tenha nada para postar vale dar sempre uma olhadinha, ou como tudo está online você consegue acessar pelo celuar, iPad, notebook de qualquer pessoa, então no metrô, na casa da mãe, é fácil dar uma olhadinha na matéria.

FLEXIBILIDADE ´E PRICELESS

‘E muito libertador assistir uma aula ou ler um artigo, vestindo pijama, comento Doritos e vendo Walking Dead season 4.

E mais, se você já entendeu um conceito pode pular para outra aula, não precisa esperar mais 2 horas até a aula terminar, não precisa esperar o “perguntelho” (aluno que faz as perguntas mais óbvias, só para atrasar a turma ou para mostrar que sabe) para estudar outro conceito.

GENEROSIDADE A DISTANCIA

No curso temos poucos trabalhos em grupo, e considerando que não nos vemos pessoalmente, acreditava que seria difícil criar empatia a ponto de fazer funcionar estudos em grupo. Porém, no último semestre tivemos Jogos de Negócio que nada mais é que simular uma empresa e tomar decisões, foram 8 grupos, cada um representava uma empresa. Fizemos 4 meses de discussões com 5 pessoas que vi 2 vezes na vida no máximo, mas o incrível é que o grupo se ajudou, os meus colegas foram compreensivos quando não conseguia participar e cobriam a minha parte.

Aproveito aqui e deixo o meu sincero obrigado para os meus colegas do grupo 1 que me ajudaram a me formar!

Next step, Berkeley online course!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.