Em uma entrevista com a Jeanne (Arquiteta de Gestão do Conhecimento da NASA) perguntaram:

O engajamento da Nasa em redes sociais mudou muito desde a posse de Obama???

Muito. Já tínhamos uma filosofia aberta, open source, de compartilhamento, transparência, e a diferença é que essa política agora virou prioridade. Com Bush era mais difícil, não tínhamos tantos canais de comunicação com os cidadãos porque ele estava focado em outras coisas, como o Iraque, segurança interna, etc. Com obama é maravilhoso porque o estímulo à colaboração é muito grande e inédito. Vi que o Brasil todo parece ter essa filosofia aberta no governo, que apoia o Creative Commons por exemplo. Isso é ótimo porque cria conversa, links entre governos. Nos Estados Unidos, o que ocorreu foi nos perguntarmos como poderíamos levar da forma mais rápida possível a informação às pessoas, ouvir o que elas têm a dizer e só então fazer mudanças. A ideia é que o cidadão transforme o governo da forma que ele acha correta.

Por motivos óbvios a relação NASA e Bush, e depois NASA e Obama é similar a relação funcionários e gerentes!

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Nós temos a opção de ser Bush: preocupados com o Iraque, com segurança da informação, políticas, demissões, cortes de custo de papel higiênico OU
ser Obama: preocupados com os cidadãos…seu principal cliente!!!
Outra parte emocionante é “A Nasa está aonde estão os cidadãos”!!!
Poxa, a Nasa abre espaços (desculpem o trocadilho…rs) para transformar o governo “para”o povo para um governo “do” povo.
Será que a empresa não deveria se aventurar também? em deixar de ser uma empresa “para” o cliente e começar a ser uma empresa “do” cliente.

Pensando em saúde, meu ramo, será que se tivéssemos uma porta aberta para pacientes e médicos e farmacêuticos falarem com a gente, reclamarem, pensarem junto, elogiarem….não teríamos um diferencial hoje e uma base para o futuro??? Enquanto as empresas vão correr atrás dos seus “clientes” nossos clientes irão correr atrás da gente, simplismente pq nós abrimos espaços para eles???

mmm….ESPAÇO…A FRONTEIRA FINAL…..
Adorooo a NASA…..
Anúncios

Um comentário sobre “

  1. Eu adoro, como cliente, dar opinião sobre os produtos que consumo… eu daria opinião de grátis pelo simples fato de ter produtos que sejam mais interessantes pra mim… faz muito sentido né?

    Todo mundo saíria feliz, mas as empresas ainda são super lerdas em relação a isso…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s