Essa tal de colaboração?


Ontem escrevi um testinho pruma amiga falando de colaboração, ficou legalzinho e resolvi publicar:

Essa tal de colaboração?

A colaboração explora a capacidade, engenhosidade e a inteligência humana com mais eficiência, parece difícil, mas com conhecimento, competência e recursos coletivos reunidos em amplas redes, podemos mobilizar todos para realizar muito mais do que uma única pessoa/empresa agindo sozinha.

Ao integrar os talentos de individuos e organizações distantes a fim de um objetivo maior, estaremos utilizando todo o potencial colaborativo humano.

Alguns vídeos abaixo que exemplificam bem o texto acima.

Esse sem dúvida nenhuma é o mais “motivacional” de todos para colaboração, você tem vontade de levantar e sair correndo pra ajudar o menino!!! Para iniciar uma discussão sobre colaboração é o melhor.

Este “We Think” – Charles Leadbeater é muito bom, procativo! Serve para introduzir a discussão de percepção de mudança no mundo, como você está inserido no novo modelo de colaboração mundial? Você é age ou você observa? Você mobiliza ou você vai na onda? ou você nem sabe, nem quer saber e tem muita raiva de quem sabe?

Esse é legal uma provocação 2, para o negócio, pois é um comercial da Motorola para o lançamento do Optimus 3G, pergunta: qual é o apelo do comercial? Qual foi o intuito?

E aé? Qual é o problema?

Se colaboração é tão da hora, pq em uma empresa não conseguimos mobilizar as pessoas?

Bom, toda vez que as pessoas compartilham seus conhecimentos em grupo, devem justificar publicamente seus pontos de vista, este é o momento mais difícil pois gera inseguranças e dúvidas internas, medo de ir contra as normas da comunidade, ou arruinar relacoes estabelecidas, ea necessidade geral de defender suas proprias ideias. de maneira geral, a colaboração geral resultados fantásticos, mas é extremamente frágil pois lida diretamente com a insegurança humana.

E o que fazer?

Existem pessoas que são chamadas de Early Adopters (primeiros a adotarem) que são os que buscam a mudança, estão antenados e entendem que o novo é algo para ser experimentado. Os Early adopters geralmente estão espalhados pela empresa e em menor número, assim toda vez que surge uma idéia nova, existe muita resistência do restante do grupo, deixando o Early adopter desanimado, jururu.

Assim, um bom começo é conectar os Early adopter, a fim de fortalecer a autoconfiança nesse tipo de atitude e perfil de colaborador, claro que com incentivos e reconhecimentos é muito melhor, pois eles podem se tornar “formadores de preferencia”, ou seja, pessoas que cujas opiniões são respeitadas, e influenciam o comportamento de outras, na maioria das vezes com o intuito de encorajar o novo.

Um slideshare, alá storytellin no melhor estilo Sacha Chua explica muito bem o texto acima.

Textos baseados no livro Wikinomics, Dan Tapscott e Anthony D. Williams. Gestão do Conhecimento – Nonaka e Takeuchi. O poder das multidões – Jeff Howe. A cauda longa – Chris Anderson

Anúncios

Um comentário sobre “Essa tal de colaboração?

  1. Eu entendo que a melhor forma de motivar mudanças seria trazer e explicar as vantagens que determinada mudança irá trazer para cada um. Na minha experiencia, quando a empresa decide por uma mudança, seja estrutural ou de algum procedimento específico, não são explicadas (ou não existem) vantagens para o empregado (nós). Normalmente é dito “Projeta-se um lucro de X bi para o prox Quarter”. Bom, isso é muito interessante, e claro que é ótimo trabalhar em uma empresa saudável, mas X bi, e X+1 bi dá na mesma para o empregado, pois na maioria das vezes isso não acarretará em um aumento salarial.

    Resumo: Creio que a melhor forma de motivar as pessoas é dar vantagens palpáveis para elas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s