Vik Muniz! Não brinca com a comida!


Vik Muniz em BH

Eu conheci o trabalho do Vik Muniz em uma exposição mista lá no Pq do Ibirapuera faz um tempão, acho que foi numa Bienal, e eu me lembro muito bem do quadro do navio de chocolate.

Fiquei pensando inicialmente: pô, que desperdício de chocolate…

Pensei segundamente: pô, que nojo…ficar botando o dedão na comida…

Pensei terceiramente: pô, que legal!!!

Mas, depois dessa exposição nunca mais nos vimos, eis que eu vejo entre uma cena de novela e outra um comercial da Nextel:

Aí, lembrei! Pô…ó o cara do chocolate de novo! Ele é bom! Poxa, ele cresceu bastante desde a última vez que nos vimos, legal ver amigos subindo na vida e tals…

Vik Muniz é, de acordo com a Wikipedia, nascido em 1961 é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais.

Aí viajei para Belo Horizonte e quem estava expondo? Meu amigo Vik, e nem lembrava mais que era o Vik, rs…entrei e adorei.

Em um dos documentarios expostos ele fala que acha engraçado quando colocam a arte dele na galeria e os curadores ficam confusos em como classificá-las, é mídia? é artes plásticas? é fotografia?

Viz Muniz - montinhos

Viz Muniz - montinhos

Hehehe, achei que o ponto de convergência entre nós era exatamente esse, pô Vik também não sabem como me classificar na minha empresa, tomada as devidas proporções de fama e talento claro, senti que aquela exposição me trouxe uma paz espiritual trabalhista indescritível.

Depois disso, virei fã total!

As obras dele fazem você pensar, ter repulsa, ficar confuso, ficar enojado, ficar deslumbrado, ter fome, ter sede, pensar que foi mega fácil fazer aquilo, pensar que foi mega difícil, pensar que aquilo não é arte, pensar que ele é um gênio…pensar, sentir, rir…é bem loko!

 

“O cérebro não colhe idéias no canteiro do ócio. É sobretudo pela interação com o material, pelo trabalho, pelo esforço, e em última instância, pelo fracasso, que nós nutrimos o nosso banco de idéias” – Vik Muniz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s