Teoria do U – Oráculo empresarial 2010 !!!


Olá, Feliz 2010 para todos os leitores do CVira, meu!!! Muito axé para todos!

O assunto de hoje é Teoria do U, você conhece? Nãoooo?!?!?! Como assim?????? É uma das trends 2010 segundo a VocêSA!

É a resposta para a crise, segundo a HSM !!! É o grande Oráculo!!!

A teoria está descrita no livro Presença – Propósito humano e o campo do futuro, o livro propicia ao leitor uma visão profunda do desenvolvimento de uma nova teoria sobre mudança e aprendizado. Dentre os autores principais, destaco C. Otto Scharmer, professor na Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology, professor-visitante da Helsinki School of Economics, pesquisador de assuntos internacionais; e Peter Senge, também professor do MIT, fundador da SOL e autor da Quinta Disciplina.

Mas o que diacho é a Teoria do U???

É uma nova lente para olhar a liderança e a gestão, e também um tipo de metodologia. Como lente, observa a liderança e as habilidades sociais de um ponto de vista profundo, que não só leva em conta o que fazem os líderes e como o fazem, mas que enfoca algo que não tinha sido contemplado pelos teóricos: o lugar de onde atuam.
E ali o primeiro nível é a qualidade da atenção. A primeira vez que percebi essa ideia foi durante uma conversa com o ex-presidente-executivo da Hanover Insurance, Philip Ryan. Ao falar das experiências mais importantes de seus 25 anos de liderança, ele me disse que o sucesso dependia de seu estado interior, da qualidade da atenção que devotava a cada situação. Comecei a entender qual é o impacto da qualidade da atenção que colocamos em nosso trabalho e em nossa vida. Para resumir em uma frase a Teoria U: a atenção que se presta a uma situação determina a forma como ela evoluirá.

(trecho da entrevista com Otto para a HSM, leia na íntegra aqui)

Legal! Agora você tem uma noção básica do que é a Teoria do U, mas e aí?

Em 2009 tive a oportunidade de fazer um curso super legal sobre a Teoria do U na prática, chamado Change Lab da Reos Partners.

Trabalhando a pergunta “Como abordar a complexidade do consumo consciente?” vivenciamos os 3 principais movimentos : co-sentir, co- presenciar e co-criar. Utilizamos uma combinação de práticas de diálogo, jornadas de aprendizagem, exercícios práticos, aulas expositivas e expressões artísticas e físicas.  Assim foi possível entender melhor as etapas da Teoria do U, e potencializar as minhas habilidades para resolver os problemas sociais mais complexos.

Passamos (literalmente) pelas etapas da teoria, descritas abaixo e para cada etapa trabalhamos um exercício específico além de entendermos como o ser humano se comporta e lida em cada tema.

Foi extremamente rico, adorei o curso! Infelizmente nenhuma empresa me deixou praticar (bléee…) mas já que está sendo um assunto quente de 2010, talvez seja o meu ano de por em prática os aprendizados.

Para quem quer saber mais:

E é só pessoal!!!


Anúncios

6 comentários sobre “Teoria do U – Oráculo empresarial 2010 !!!

  1. Teoria do U na Galeria do Rock.

    UMA JORNADA NA GALERIA DO ROCK
    Sempre na vanguarda dos acontecimentos, mais uma vez a Galeria do Rock sai na Frente.

    Projeto Defenda Sua Causa
    Na Galeria do Rock

    ATIVIDADES E OPORTUNIDADES
    O programa tem duração de 27 horas presenciais, distribuídas em três movimentos:
    1º. Movimento – Co-sentir: sentir a realidade atual do sistema do qual fazemos parte, observar, observar e observar, ouvir com a mente e coração abertos.
    2º. Movimento – Presenciar: Conectar-se à fonte de inspiração, ir para um lugar de silêncio e permitir que o conhecimento interior emirja.
    3º. Movimento – Co-Agir: Agir para produzir uma nova realidade, construindo protótipos de novos modelos de exploração do futuro.

    JORNADA DE APRENDIZAGEM NA GALERIA DO ROCK
    A Jornada de Aprendizagem será realizada Galeria do Rock, um Centro de Compras voltado para a Cultura do Rock e outros estilos musicais que reúne diversas tribos, em sua maioria jovens. A participação está aberta para adesão de outras instituições e pessoas que tenham interesse na temática: Protagonismo Juvenil.

    PARTICIPANTES
    O projeto é dirigido a quem quer defender uma causa, o projeto foi concebido sob a perspectiva da ação, espera-se que os participantes desenvolvam projetos próprios e se engajem em causas coletivas que surjam no decorrer do programa. Nesta etapa os participantes realizarão entrevistas-diálogo com jovens.

    INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
    institutobrasilmelhor@gmail.com – atividades gratuitas.
    A segunda jornada será realizada na Galeria do Rock, no dia 08 de maio às 8h30, sito a Rua 24 de Maio, 62 – Centro – SP.
    Vagas limitadas

    O PROJETO
    O Projeto contribui para a realização de transformações sociais, por meio do estimulo e apoio a pessoas e organizações que lutam por uma causa.

    METODOLOGIA – TEORIA U
    A Teoria U é uma metodologia para enfrentar problemas complexos. Trata-se de uma Tecnologia Social para criar condições para a transformação de realidades, dentro e entre o mundo dos negócios, governos e sociedade civil.

    Curtir

  2. Pingback: 2nd Presencing Global Forum – Teoria do U na prática! « C vira, meu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s