Palestra na USP: Novas Fronteiras Tecnológicas em Marketing e Comunicação


Fui numa palestra hoje indicada pelo meu amigo @MauricioFelicio com o Prof. David Carlson, diretor executivo do Center for Media Innovation + Research e do Laboratório de Mídia Interativa da Faculdade de Jornalismo e Comunicação da Universidade da Flórida.

Também tinha:
– Marcelo Coutinho, Diretor de Inteligência de Mercado para a América Latina – Terra Networks
– Profª Drª Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, Professora Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração – CJE-ECA/USP
– René de Paula Jr., User Experience Evangelist da Microsoft Brasil

Bom, eu curti, achei bacana a dinâmica, em relação ao conteúdo não foi falado nada de mais, porém para muitos que estavam lá era novidade sim! Apesar de eu achar que toda esse discussão é premissa passada, acho que ainda não é, realmente temos que fomentar cada vez mais essas discussões.

Mostraram os números incríveis da utilização das mídias sociais no Brasil e como as empresas estão de olho nesse filão, mas ainda patinam para encontrar a mão certa nessa pegada.

Os pontos interessantes sobre a palestra:

O prof. @mbcoutinho falou rapidamente de uma movimentação que eu acho uma das mais relevantes no cenário de mídias sociais: Lan Houses, ou talvez, as periferias de maneira geral. Vi umas palestras no TEDxSP que falaram sobre isso, inclusive uma com a Regina Casé que apresentou sua experiência com o programa Central da Periferia , divertidíssimo!

Anyway! existe uma massa enorme de pessoas, consumidores da mais alta tecnologia, antenados em vários movimentos como as aparelhagens (que podia ser um bom insight para as empresas fonográficas) que nós não olhamos como empresas! Muitas pessoas corporativas ignoram a presença delas como formadoras de opinião, formadoras de novas culturas e principalmente como usuários de produtos…

O prof. David também deu alguns insights sobre novas tendências:

Voice recognition / collaborative server/ intelligent agente/ smart phones

E defendeu com unhas e dentes o MOBILE! Que o mercado deve olhar com carinho para tudo que está relacionado com mobile.  Com certeza! Estávamos conversando ontem sobre o vídeo em APPs , pergunta rápida: se você tem iPhone ou algum amigo que tem, dá cinco segundos sem falar nada na mesa de jantar para ver o que acontece! As pessoas sacam seus iPhones e começam a twittar, jogar, ver uma vela queimar virtualmente, qualquer coisa…se tiver mais de uma pessoa na mesa com iPhone imediatamente começa uma troca de informações by Apple infinita!

Deixando a pessoa que não contaminada com o vírus APPs mais por fora que semente de caju!

Um assunto que surgiu e me deixou irritada foi a tal da geração Y. OOOOOO inferno!!!!

Cara, sei lá! Pra mim é balela, é obvio que se tem pessoas com idades distintas vai dar discussão! ÓBVIO!!! Você discute com sua mãe, sua mãe discutia com sua avó! E a vida é assim! Não precisamos estudar o fenômeno da geraçao Y no mercado de trabalho e os conflitos gerados como se fosse o apocalipse!

O fato das gerações novas terem mais habilidade com a tecnologia não deveria defini-las, esteriotipá-las e principalmente estimagtiza-las.

Uma historinha bacana que o @renedepaula contou foi a diferença entre o Orkut e o Facebook.

O Orkut foi inventado na Turquia e é todo baseado nos relacionamentos, tanto que a primeira pagina fala quantos amigos você tem e o que eles acham de você. Imaginamos que é por isso que o Brasil e a India são os maiores usuários de Orkut! São duas culturas que se preocupam com as relações e principalmente com o achismo dos outros.

Por outro lado o Facebook tem na sua página principal o que eu fiz, onde eu estudei, o que eu realizei…é muito mais individualista e propoe uma divulgação das coisas que você realizou. Muito mais focada no eu do que nos outros! Bem o modelinho americano…

Legal a anedota!!!

Welll…por hoje é só pessoal!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s