World’s Collective Intelligence


Inteligência coletiva foi um assunto que sempre me interessou.

“Duas cabeças pensam melhor que uma” é uma sentença totalmente verdadeira.
O ser humano aprende. Cada estímulo que recebe acende uma rede neural que cria caminhos diferenciados e assim nós aprendemos…
Extrapolando o conceito, se considerarmos cada ser humano um neurônio, as redes de conhecimento estimuladas, de forma correta, aprendem…
Comecei a ir atrás de estudos conduzidos por um cara chamado Thomas Malone do MIT. Desenvolve alguns estudos nessa área, vale a pena ler.
Mas um estudo específico me chamou a atenção: Cure my cancer.

Imagine a complex organism–a worldwide network of many humans and computers–that uses a variety of raw data about individual patients, clinical practices, and basic medical research to make predictions and recommendations for individual patients. And imagine, further, that these predictions and recommendations get better and better over time as the system is used. We propose to do some of the essential research needed to help create such a system.

Anúncios

4 comentários sobre “World’s Collective Intelligence

  1. O tema é realmente interessante.

    O case sobre cura para um câncer me fez pensar nos efeitos colaterais das ações massivas dos indivíduos – como é o caso das células que involuntariamente causam o câncer.

    Haveria risco similar na inteligência coletiva (o que, se não me engano, alguns colunistas chamam de “estupidez coletiva”)?

    Curtir

    • Oie, Marcelo
      Fiquei refletindo sobre a seu comentário!
      Eu acho que a inteligência é a capacidade mental de raciocinar, apreender, ter ideias, etc; logo a inteligência coletiva seria uma população, raciocinando, apreendendo, tendo ideias….juntas.
      Acho que não faz sentido classificarmos o que emerge desse grupo em “inteligente” ou “estúpido”.
      Um exemplo bem simplista que eu pensei agora, se perguntarmos para um grupo de pessoas quanto é a raiz quadrada de 16 e de alguma forma a resposta 28 emergir.
      Todas as discussões, histórias dessas pessoas, mind set, background, levaram esse grupo a raciocinar dessa forma…e uma vez que eles raciocinaram, não podemos falar que são estúpidos, pois a estupidez é definida como “falta de inteligência”.
      Para existir a estupidez coletiva, teríamos que supor que um grupo não é capaz de aprender, raciocinar, ter ideias…juntos.

      mmm….pra vc ver que o seu comment me fez pensar mto! rs!!!
      Abs
      Paty

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s