Ética, Sustentabilidade e outros papos!


Tive o prazer de assistir uma palestra do Fábio Barbosa no dia 24 de março no Palas Athena.

Desde que vi sua palestra no TEDxSP fiquei muito entusiasmada com a forma de pensar do Fábio.

Ele falou sobre a ética nos negócios.

E como a nossa cultura valoriza o malandro.

Contou que quando estava fazendo faculdade no exterior, os colegas europeus ficavam indignados com um outro colega americano que no dia anterior ao teste estava velejando ao invés de estar estudando.

No Brasil, o americano seria um herói, totalmente invejado pelos colegas.

Citou várias frases de impacto durante a apresentação, mas uma me chamou a atenção, disse: Seus atos falam tão alto que eu não consigo ouvir sua  voz!

Fazendo referencia à importância do exemplo! Concordo! Não dá para viver do: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço! Não cola mais!

Mudando um pouco de assunto, comentou sobre o projeto Caminhos e Escolhas . Disse que o banco precisa encontrar colaboradores de bem com a vida! Que queiram realizar! Fazer! Com entusiasmo! Assim, surgiu este projeto que fala sobre carreira em um banco, dicas, workshops, etc…

Sobre sustentabilidade e que mais me chamou a atenção foram os exemplos que ele citou de empresas que fazem “compensação” ao invés de sustentabilidade.

Por exemplo, uma determinada empresa adota políticas de concorrência desleal e não pretende mudar a forma de negócio, porém para dar uma amenizada na imagem pública abre uma fundação e doa milhões para projetos sociais na África =P …. sacaram? Já viram isso em algum lugar???

Comentou também sobre a imaturidade das grandes empresas ao lidar com o assunto, por exemplo em um fórum que participou, o assunto de maior discussão foi qual o valor mais adequado para fazer doações para as instituições, simplismente deprimente…

Durante a rodada de perguntas, alguém perguntou quando começou este trabalho de conscientização do assunto sustentabilidade, e com muita tristeza eu ouvi: SETE ANOSSSS!!! De muita conversa, de muito exemplo…ele disse que se recusava a pegar o caminho curto de goela abaixo e que se fosse para fazer, teria que ser bem feito.

Realmente, hoje o Fábio e o Santander são referencias no assunto, mas 7 anos??!?!?! Ai…de repente me deu um certo desespero!

Well, de qualquer maneira é sempre legal ouvi-lo.

Sempre me alegra quando ele fala que conseguiu ser quem é suportado por muita ética e sendo fiel aos seus valores. Gosto de ouvir as histórias de sucesso de pessoas boas, realmente comprometidas com uma causa, inteligentes e inovadoras!

Bom, por hoje é só…

Fiquem com um pedacinho da palestra:

Anúncios

Um comentário sobre “Ética, Sustentabilidade e outros papos!

  1. Pingback: Pepsi troca gasto com publicidade por incentivo a projetos socioambientais « C vira, meu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s