Comercial da Natura: Ó cabelo, cabelo meu!


Estratégias de mídias digitais são bem diferentes das mídias tradicionais.

O pessoal tem que começar a prestar mais atenção nisso.

Ontem por volta do horário da novela das 8 da Globo (antiga audiência premium) a Natura lançou no Youtube o comercial da linha Natura Plant de shampoos e condicionadores.

O comercial é bem simples, diferentes mulheres, com diferentes cabelos, cantando uma música sobre cabelos. E a mensagem final da música é:

Ó cabelo, cabelo meu
se você não fosse meu
eu não seria tão eu

Criando uma correlação forte entre a sua personalidade e expressão com o cabelo.

Pois bem, resultado de buzz: TT`s (tradução simultânea: Topic Trends do Twitter) ontem a noite.

Hoje o vídeo já está com 55.000 likes no youtube.

Minhas observações técnicas:

  • Acho que a estratégia de mídia foi bem feita, horário certo, indexação ok, novela das 8, cabelo, TT`s, tudo bem organizado.
  • As mulheres do comercial poderia ser mais gente como a gente, pois eu senti que todas elas eram uma “mulher brasileira melhorada”, tem o nome com a profissão na lateral, mas não colou muito pra mim, logo de cara tem uma loura, de olhos azuis e pele branquinha…pensei, vixe a Natura tá vendendo pra Noruega? Talvez, seja bom rever a campanha Dove pela real beleza, lembram?

  • A música é bacana, meio a lá Banda mais bonita do mundo mas bonitinha.
  • Polêmica: E as mulheres que são carecas!?! Em vários canais havia esta reclamação sobre quem não tem cabelo. Eu compreendo as reclamações principalmente das pessoas que estão passando por quimioterapias e por isso estão temporariamente sem cabelo. Mas, considerando que é uma propaganda de shampoo, talvez não faça muito sentido criticar tanto. Por outro lado, a Natura tinha que pensar em propagandas inclusivas, ainda mais por ser a Natura.
Nota mental: Acho que vou escrever um post sobre Campanhas Inclusivas e Exclusivas, aguardem….

E chega de enrolação, abaixo o comercial dos cabelos. Assistam e depois me contem as suas opiniões.

82 comentários

  1. Gostaria de saber como eu faço p/ter essa musica tão doce e gostoza nos meus videos que eu adiciono no orkut? Eu não sei mexer direito nessa coisa, tenho 65 anos e qdo. vejo o comercial de vcs. me sinto jovem e muito feliz..Parabens pelo talento, vcs acertaram em cheio.”Revoguem-se as opiniões em contrario”.rrrssss.

    Curtir

    • Oie, Neli
      Adoro quanto pessoas jovens de 65 anos participam de discussões no meu blog!!!!
      Olha, para colocar no orkut, clique neste link.
      Embaixo do vídeo vai ter um botão escrito COMPARTILHAR.
      Clique neste botão e vai aparecer um botão do Orkut, um círculo cor-de-rosa.
      A página do Orkut irá abrir e é só você clicar em POSTAR.
      Prontinho!!!

      Curtir

  2. parabéns!!! foram muito felizes…
    maravilhoso o comercial “Ó cabelo, cabelo meu”, beleza e sensibilidade, aguçando o interesse dos expectadores.
    Adorei…

    Curtir

  3. Essa propaganda é o máximo!!! Ao contrário de algumas pessoas, achei que o nosso Brasil está muito bem representado, pois a propaganda mostra várias etnias!!!

    Curtir

  4. PARABENS!!!!
    Boa tarde, sou um defensor do nosso idioma em geral do nosso Brasil em geral, canso de escutar propagandas na tv com musiquinhas ridiculas malucas sem nexo e em outros idiomas, resumindo não da para entender a mensagem do comercial.
    Mas este é muito bom a minha neta de 4 anos canta adora a musiquinha, mais uma vez parabens a Natura.
    sempre trabalhei com vendas ja fiz muito curso e não entendo a vinculação de comerciais ridiculos que mostram a cultura de outros paises inclusive o idioma.
    Não sou obrigado a ser um poliglota para entender uma propaganda.
    Mais uma vez parabens e continue assim vocês estão no caminho certo.
    Brasil o futuro do mundo.
    um abraço
    luiz antonio

    Curtir

  5. ameeei a muuusica… quando passa o comercial na TV, eu corro pra veer.. sem contar qe a voz de quem canta é perfeeita! Essa linha da natura é milagrosa! todos os q eu usei, sao muito bons! Parabéns =D

    Curtir

  6. Pra mim a propaganda tá perfeita. Não foi feita apenas com beldades. São mulheres bonitas sim, umas lindas outras um pouco mais comuns, mas não sejamos tão moralistas querendo colocar mulheres feias para dizer que é inclusivo…

    Curtir

  7. Sinceramente, a Natura tem me surpreendido com os comerciais. Amei aquele da linha Cronos, lançado recentemente. Agora, esse do cabelo, viciante e apoixonante.
    Identifiquei-me bastante, pois sempre fui muito ligada ao meu cabelo e, de fato, é ele que me deixa mais “eu”.
    A música é muito doce e singela e a propaganda, em si, suscita em nós uma paz fantástica.

    Curtir

  8. Sou administrador, homem e faz muito tempo que eu não via um comercial tão simples, que passa carinho, amor e cativante. Alías, comerciais tendo mulheres é sempre bom, Parabéns à Natura. Há tempos que só ouvimos nos comerciais musicas horrendas.
    Independete de não terem colocado mulheres sem cabelo, más a propaganda é um estimulo. Essa faz a diferença, e como disse uma participante do seu grog, essa musica juntamente com o comercial vai ficar guardado por muitos e muitos anos nas mentes das pessoas.

    Curtir

  9. A pessoa tem que ser muito boa e criativa para fazer um comercial tão gostoso de se ver e ouvir. E que música doce.

    A agência deve ser fera.

    Parabéns pelo lindo trabalho

    Curtir

  10. este comercial deu até briga em casa pq eu largo o que estou fazendo pra ver quando passa tem que sempre passar passa muito pouco… thiago gomes /campinas sp

    Curtir

  11. Amei essa propaganda, meus parabéns a NATURA. Com essa linda voz completou a mensagem que a Natura quis enviar a todas as mulheres. Se, cuidadar dos cabelos com um shampoo apropiado ao seus cabelos eles ficarão lindo e você será sempre tu e não eu que ainda não uso o Natura Shampoo, mas com essa propaganda já fui comprar. Quero saber quem é dona dessa voz linda, harmoniosa que não nos cansa de ouvi-la. Até meu marido que não se liga muito em propaganda, ficou apaixonado pela voz dessa cantara.
    Mais uma vez parabéns a Natura.

    Curtir

  12. eu sou um rapaz em meus 27 anos. e vira e mexe vejo uns comerciais legais na tv, bem elaboramos com uma tematica legal e musiquinhas tb. Mas esse comercial da natura é sensacional a musica gruda na sua cabeça e você fica pensando nela o dia todo, eu vi e revi ele umas 5 vezes seguidas e já sei a letra! kkk.

    Esse comercial me lembra da primeira promoçao dos bichinhos da parmalat e ate de um mais antigo de quando eu era criança: do Guarana Antartica com pizza e o da pipoca tambem. Achei que nao veria um Jiggle( perdao Sr. Luiz Antonio nao sei a traduçao dessa palavra para nosso idioma) tão bom.

    tive ate que comprar o Xampu para minha namorada.

    Curtir

  13. Ó CABELO, CABELO MEU

    TAO BELO, TAO PODEROSO, TAO EU

    REBELDE AS VEZES, AS VEZES DOCIL,

    CRESPO, LISO ,ONDULADO, PIXAIM.

    JEITOSO ASSIM, DE QLQR JEITO,

    SOLTO, PRESO,, MOLHADO,

    CHEIROSO, BRILHANTE, MACIO.

    CABELO MEU,

    TAO BELO, TAO PODEROSO,

    RETRATO FIEL DE QUEM SOU EU,

    COMPRIDO COMO DEVE SER,

    CURTO SE FICAR MELHOR.

    DA COR QUE NASCEU, DA COR QUE EU QUIS.

    CABELO, DE FIO A FIO,

    EM CADA OLHAR EU VEJO UM ELOGIO.

    Ó CABELO, CABELO MEU,

    SE VOCE NAO MEU EU NAO SERIA TAO, EU

    Curtir

  14. Me deprime….se não fosse meu eu não seria tão eu… estou pela segunda vez sem cabelo devido tratamento de quimioterapia. Então sei bem a falta que faz os cabelos e quanto isso me perturbou, apesar de dizerem “ah! ele cresce logo” eu sei disso… Mas eu sei como sinto e no momento a propaganda me faz chorar.

    Curtir

  15. Eu adorei a musica tem tudo haver com as mulheres q gostam de se cuidar, a Natura estar de parabens e obrigada por ter esse carinho especial com o publico femenino….

    Curtir

  16. Adorei a propaganda!!! Mas por outro lado achei falta de sensibilidade por parte de a empresa lançar este comercial justo no mês OUTUBRO ROSA mes voltado para o combate do câncer de mama. Minha pergunta uma empresa como a natura que abraça tantas causas não deveria tb estar abraçando esta causa tb? Afinal grande parte de suas consumidoras somos nos a mulheres…

    Curtir

  17. Fazia tempo que um comercial não chamava a minha atenção.
    Ainda bem que existe inteligencia na midia da propaganda.
    Parabens a voces que criaram esta beleza.

    Ernando Carvalho.

    Curtir

  18. adorei minha bebe de 9 meses toda vez q escuta a musica, sai em disparada pra frente da tv ou do pc e fica batendo palma, chamou nossa atenção o comercia adorei!!

    Curtir

  19. MUITO BEM BOLADO,POIS TODA MULHER AMA SEU CABELO E ESSA MÚSICA TÃO SIMPLES DEU MAIS VIDA AO NOSSO BEM MAIOR NOSSO CABELO.OBRIGADA A QUEM FEZ E PARABÉNS A NATURA.

    Curtir

  20. Achei esta propaganda um doce!Pena que não passa a música toda vez que passa a propaganda.A música é doce ,porém marcante.Não da para esquecer.Quem é que canta? Parabéns

    Curtir

  21. a musica é simplesmente FASCINANTE, vejo e revejo e não me canso, isso sem falar das mulheres, cada uma mais bela do q a outra, destaque especial para a Marta gerente de relacionamento da natura, ela é um encanto. parabéns aos criadores.

    Curtir

  22. Tirando o fato de não existirem ruivas de cabelos crespos (o que é o mais comum….eu sou uma delas!!!!) para a Natura, realmente é um ótimo comercial. E o coração da propaganda foi a música, obviamente cantada por uma mulher, e com a letra bem “pessoal” mesmo (cantanda em primeira pessoa, para dar a ideia de que é a consumidora quem está cantando). Foi isso que deu o impacto.
    Entretanto, nem isso me fará comprar produtos da Natura para cabelos…..rsrsrsrs…

    Curtir

  23. eu adorei o camercial do cabelo e lindo d++ eu gostaria q passase novamente e para cqdq tipo de mulher no brasil esse comercial e maravilhoso.

    Curtir

  24. As pacientes carecas que fazem quimioterapia devem adorar essa propaganda sem noção, fruto de alguma mente publicitaria que só enxerga o proprio umbigo.
    Cabelo, sem voce eu nao seria tão… eu. (se mata)

    Curtir

  25. Uma linda homenagem as mulheres e seus diferentes tipos de cabelos. Simples assim.
    Quem passa por um tratamento onde os cabelos caem, sabe que aquilo é apenas uma fase, uma reação necessária pra lutar por algo muito maior que é a vida.
    E querer que a propaganda inclua todos os tipos de mulheres que existem é utopia barata pra poder apontar defeitos.
    Pelos próprios comentários dá pra ver que a propaganda foi um sucesso.
    Parabéns a seus idealizadores!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.