Knowledge Exchange Session – Evento KES


Em novembro fui em um evento chamado KES que teria uma palestra com uma cientista comportamental. Infelizmente ela não pode vir pessoalmente para o Brasil, e a palestra foi via web, depois de alguns problemas técnicos tivemos contato com o conteúdo.

screenshot-2016-12-18-17-52-13

A palestrante chama-se Francesca Gino, professora de Harvard e autora do livro

Sidetracked: Why Our Decisions Get Derailed, and How We Can Stick to the Plan

(deixei o link para comprar na Amazon)

screenshot-2016-12-18-17-54-08

Ela falou sobre como as pessoas tomam decisões e deu uma série de exemplos, mas o que eu mais achei interessante foi este sobre como o nosso cérebro reage a injustiça.

No vídeo abaixo, temos um experimento simples com macacos. Ambos tem uma tarefa simples, levar a pedra até a cientista, se fizerem isso recebem uma recompensa.

Porém o primeiro macaco recebe pepino (que é basicamente água em formato sólido) e outro recebe uma deliciosa uva. Veja o que acontece quando o primeiro macaco percebe a injustiça.

 

De acordo com a pesquisadora, quando recebemos uma oferta que consideramos “justa”, nosso cérebro ativa partes de “planejamento”, ou seja, uma parte racional do cérebro.

Entretanto quando recebemos uma oferta “injusta”, nosso cérebro ativa a área de REPÚDIO (disgusting em inglês, não sei se a tradução é exatamente esta…mas enfim…se acharem alguma melhor me avisem!), uma área emocional.

Minha leitura disso é que realmente temos reações muito fortes quando se trata de injustiça, mas o critério do que é justo ou não, às vezes depende de uma lente e dependendo da lente podemos interpretar erroneamente.

De qualquer maneira vale  a conversa, a investigação, ir a fundo para encontrar a verdade e não ficar cego pela emoção! Mas, se você estiver sendo injustiçado de alguma forma! Não permita isso! Taca o pepino de volta!

giphy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s