Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz!


Passeando outro dia na Livraria Cultura do Conjunto nacional aqui em SP ,lugar muito gostoso para se inspirar por sinal, e vi o que este livro tinha sido recém lançado no Brasil:

Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz

Olha a Lili vivendo o Ikigai

Bom quem não quer saber os segredos para uma vida longa e feliz não é mesmo?!

Folheei o livro e gostei! Comprei e Li!

E qual não foi minha surpresa que o segredo não é mto segredo não. São coisas bem óbvias mas talvez não damos a devida atenção, e a atenção ao fato que essas coisas óbvias fazem diferença na felicidade e na vida longa é o segredo.

Por exemplo: uma boa dieta e exercícios físicos regulares são fatores que ajudam você a viver mais e feliz, JURA? Mas apesar de sabermos disso é muito difícil ter a disciplina de manter essas duas coisas em dia. Minha mãe fala que ter satisfação em comer faz você ficar feliz, comer um sundae gigante sentado na frente da TV é uma delícia, o que é cruelmente contraditório aos segredos dos japoneses.

Talvez eles tenham encontrado o segredo de ficar muito feliz comendo Tofu e fazendo abdominal. Esse seria um bom segredo de ser revelado 🙂

Outro segredo é ter bons amigos e família! Sim, com certeza nutrir boas amizades fazem a vida ficar bem melhor. Um dos relatos que eu achei mais fofo foi um dos moradores da cidade de Ogimi  no Japão, conhecida por ter muitos centenários, a dica é “Cultive as amizades todos os dias”, temos que lembrar que os relacionamentos devem ser cuidados diários, como uma planta, tem que conversar, tem que sair junto, ajudar um ao outro, mandar WhatsApp, tirar foto, viajar juntos, perdoar, dar risada e curtir.  Com certeza isso aumenta o tempo de vida!

E por último, mas extremamente importante, você tem que ter o IKIGAI. O Ikigai seria o sentido da sua existência. Você tem que encontrar um sentido para a existência a fim de viver mais e melhor.

O livro dá um passo a passo prático juntando técnicas de logoterapia e terapia de Morita para você refletir sobre o seu Ikigai. Também descreve como funciona o FLOW (que tá super na moda agora) e como este estado de fluir te ajuda a identificar e viver o Ikigai.

Nunca tinha ouvido falar na terapia de Morita, se trata de um psiquiatra zen budista Shoma Morita, ele fala em aceitar as emoções e buscar criar outras novas. Ele dizia “em termos de sentimentos, é melhor ser rico e generoso”, no sentido de aceitá-los e deixá-los partir.

Gostei do livro, pois ele é leve, prático e curto. Fala sobre itens básicos que valem ser relembrados, mas incrementa com técnicas práticas, quase um DIY da vida longa e feliz.

Boa dica de presente para o dia das mães 😉

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s